Agência de Marketing Digital

O que é e o que faz uma agência de marketing digital, diferenças e importância.

O que é uma agência de marketing digital?

Agência de marketing digital é uma empresa que fornece serviços de marketing que se concentram em canais digitais, como divulgação em mecanismos de busca, redes sociais, criação de sites, conteúdo para blog, e-mail marketing, etc.

Os serviços prestados pela agência podem ter os mais variados objetivos, desde a descoberta e fortalecimento de uma marca, estabelecer presença digital, escalar a audiência online, gerar leads e gerar vendas.

Diferenças entre a agência tradicional e a agência de marketing digital

Por mais que marketing é marketing, independente do meio, existem diferenças significativas entre as agências tradicionais e agências digitais.

Agência tradicional

  • Tende a se concentrar em canais off-line, como TV, rádio, impressos, etc.

  • Difícil de mensurar o impacto das ações em número de vendas e outros tipos de conversões.

  • As campanhas são segmentadas normalmente pelo perfil de audiência informado pelos veículos.

  • Campanhas tradicionais normalmente são mais a longo prazo e permitem menos personalização.

Agência de marketing digital

  • Focam em canais digitais como redes sociais, sites e mecanismos de pesquisa.

  • Pode-se medir praticamente tudo, desde do alcance, cliques, visualizações de vídeo, e conversões como leads e vendas.

  • Possui diversas ferramentas, onde é possível fazer ajustes de segmentação com base em dados concretos.

  • Campanhas digitais normalmente são mais flexíveis, permite alterações com mais facilidade e maior personalização.

Apesar das diferenças, as campanhas “tradicionais” no sentido de off-line são importantes para a construção e fortalecimento de uma marca. A tendência é a integração entre campanhas digitais e off-line.

Focado em resultado

Tipos de agência de marketing digital

Agência generalista

São agências 360º, que fazem de tudo: criação de sites, redes sociais, anúncios, conteúdos, criação, etc. É muito normal que essas agências também façam a parte off-line, como criação de logos, panfletos, mídia em TV, rádio, outdoor, etc.

São agências especializadas em criação de conteúdo para as redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, etc. Existem agências que criam conteúdos com base em bancos de imagens da empresa ou do mercado, e outras que fazem a captação de vídeos e fotos na empresa.

São agências focadas em ações com foco em gerar conversões especificas, como geração de leads e vendas. Entre os trabalhos desenvolvidos estão a Gestão de Tráfego Pago, Otimização de conversão, E-mail marketing, Criação de Landing pages e Web Analytics. Essa é a modalidade de agência que a Upster se enquadra.

São agências especializadas em posicionar sites nas pesquisas orgânicas do Google e outros mecanismos de busca. Normalmente elas se envolvem com a definição de palavras-chave, estratégia de conteúdo, metatags, backlinks e a parte técnica do site, como velocidade de carregamento, usabilidade, etc.

São agências focadas na criação de conteúdo para blogs, materiais ricos, vídeos, e outros tipos de conteúdo. Normalmente esse tipo de serviço está associado ao inbound marketing, onde usa-se conteúdo de valor para captar, nutrir e vender para leads.

Como funciona uma agência de marketing digital?

Dependendo do tipo de agência, os processos podem ser diferentes. Aqui na Upster, por exemplo, o fluxo de trabalho é:

Planejamento de mídia

Primeiro vamos estudar o contexto da empresa, concorrentes, público e mercado. Em seguida, vamos criar a estratégia para cada etapa do funil de marketing, definir as campanhas, segmentações, públicos e orçamento.

Antes de criar os anúncios, costumamos fazer um guideline de criativos prevendo as principais variações (se é mais promocional, de conteúdo, fortalecimento de marca, etc.). Depois, entramos criando os anúncios estáticos, de vídeo, texto, dinâmicos, etc.

Criamos a copy e estrutura da landing page para aprovação. Depois de aprovado, entramos com o desenvolvimento e implantação no WordPress, RD Station ou outra ferramenta.

Configuramos as landing pages, site, e-commerce e outras ferramentas envolvidas no processo, instalando pixels e tags, criando públicos e definindo eventos de conversão.

Quando tudo está pronto, subimos os anúncios nos gerenciadores, utilizando as melhores segmentações e recursos de cada ferramenta.

Ao publicar as campanhas, entramos num processo de tração onde vamos praticamente “pegar na mão” da campanha para forçar os primeiros resultados. Depois das primeiras conversões, entramos num processo de otimização constante, renovação de conteúdos e outras rotinas.

Desde a publicação de campanhas, monitoramos tudo por meio de dashboards e relatórios que permitem observar de perto a performance de cada campanha, segmentação, anúncio, etc.

Conforme estamos rodando as campanhas, vamos dando feedback e compartilhando os resultados com os clientes, assim como pegando o feedback deles para adequar o curso. Aí, 2 vezes no mês realizamos reuniões mais densas para se aprofundar nas métricas e alinhar as atividades.

Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

A agência de marketing digital vai ajudar sua empresa a ter uma presença forte online e a gerar resultados mais mensuráveis.

Principais vantagens:

  • Coloca sua empresa online.
  • Fortalece a marca
    Atraí um público mais qualificado.
  • Segmentação mais precisa.
  • Maior poder de mensuração.
  • Melhor aplicação do dinheiro investido.
  • Maior adaptação a mudanças.
Google Ads

A Upster é uma agência de marketing digital especialista em performance

A Upster é uma agência que nasceu digital, e é especialista em marketing digital de performance. Nós criamos e otimizamos campanhas de Tráfego Pago que tendem a gerar resultados sólidos e crescentes na geração de leads e vendas de empresas nos mais variados setores do mercado.

Alguns dos clientes atendidos

Dupont
Intersept
Motorhomes Pura Vida
Eme Casa Design
Medcloud
Milani Store

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Perguntas frequentes

Quanto cobra uma agência de marketing digital?

O valor cobrado por uma agência de marketing digital varia muito do serviço e escopo contratado, verba investida em mídia, frequência de postagens e outras variáveis.

Uma agência de marketing digital é responsável por criar estratégias e executar ações que envolvam canais digitais, como fortalecimento de marca, presença digital ou performance. 

Existem milhares de agência no mercado, principalmente no Brasil. No segmento de performance, a Upster é uma das principais agências do mercado.

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