Não temos período mínimo de contrato.

Como conseguir seguidores para o Instagram?

Você já deve saber a respeito da importância da presença digital para qualquer marca, hoje em dia, certo? Então, vamos descobrir como conseguir seguidores para o Instagram?

A estratégia certa, boas práticas e um profundo conhecimento sobre o seu público-alvo vão ajudar a trazer uma audiência qualificada para a sua página. E, assim, os resultados serão continuamente melhores.

Mas como fazer isso? Ao longo deste post, vamos explorar as melhores abordagens para atrair e cativar seus seguidores no Instagram. Boa leitura!

Por que aprender como conseguir seguidores para o Instagram?

Com o marketing digital, as empresas passaram a identificar novas formas de se relacionar com os seus clientes e consumidores em potencial. E uma das principais delas ocorre por meio das redes sociais.

Não à toa: no mundo inteiro, existem mais de 5 bilhões de usuários ativos nas redes sociais. E o Instagram é a segunda rede com o maior número de pessoas — cerca de 2 bilhões.

E se tem algo que o marketing digital ensinar é que você não deve, necessariamente, impactar bilhões de pessoas simultaneamente. Mas, justamente, aquelas com verdadeiro potencial de interagir com a sua marca e consumir as suas soluções.

Por isso, você deve descobrir como conseguir seguidores para o Instagram. Pois além desse alcance amplo e com capacidade de segmentação, você pode se beneficiar de outras maneiras, confira.

Fortalecimento de marca

Ter presença ativa no Instagram ajuda a fortalecer a identidade da sua marca porque cria uma conexão mais próxima e autêntica com os seguidores. 

Além disso, as redes sociais oferecem várias ferramentas visuais que permitem às empresas contar suas histórias e humanizar suas respectivas marcas, seja por meio de uma identidade visual coerente, de conteúdos autênticos ou também pelo poder de engajamento.

Aumento de engajamento

Por falar em engajamento, o Instagram tem esse diferencial por permitir a postagem de conteúdos visuais atraentes. E quanto mais relevantes, mais engajamento eles podem gerar — o que também tende a aumentar as chances de conversão de seguidores em clientes.

Esse é, inclusive, um dos grandes motivos pelos quais tantas marcas buscam conseguir mais seguidores para o Instagram: mais do que uma métrica de vaidade, a quantidade de pessoas que acompanham as suas postagens podem se tornar clientes fiéis.

Ações práticas para aumentar os seguidores no Instagram

Você deve saber que não existe fórmula mágica para conseguir mais seguidores no Instagram: disciplina, organização e objetivo são os pilares para alcançar os resultados projetados.

Para ajudar nesse processo em constante evolução, reunimos algumas dicas muito práticas e que têm tudo para impulsionar as suas estratégias. 

Produza conteúdo de qualidade

Conteúdos relevantes para seu público-alvo — e que reflitam a identidade da sua marca — têm mais potencial de engajamento e, consequentemente, de atrair novos seguidores.

Por outro lado, evite conteúdos genéricos e foque na originalidade para se destacar da concorrência. Porque o “mais do mesmo” pode ter um efeito imediato, algumas vezes, mas dificilmente se sustenta em médio e longo prazo.

Invista na diversificação de formatos

Utilize diferentes formatos de conteúdo, como:

  • Lives;
  • Stories;
  • Fotos;
  • Vídeos;
  • Reels.

Essa é uma ação que mantém o feed dinâmico e interessante. Aproveite e Identifique, também, quais são os formatos que mais geram interações. Dessa maneira, você aprende mais sobre o seu público, atrai novos seguidores e mantém os atuais engajados.

Tenha frequência de postagens

Crie um calendário de postagens para manter um fluxo constante de conteúdo. Isso ajuda a manter os seguidores engajados e também tem alto potencial para atrair seguidores regularmente.

Monitore o desempenho dos posts

Monitore o desempenho de suas postagens para entender o que funciona e o que precisa de ajustes nas suas estratégias. 

Isso pode servir, inclusive, para você compreender os melhores horários para publicar os posts e, assim, estar em total sintonia com os hábitos do seu público-alvo.

Faça posts colaborativos

Colabore com outras marcas ou influenciadores que compartilhem do mesmo público-alvo. Isso ajuda a expor seu perfil a novos seguidores potenciais.

Marcação de Perfis

Em posts colaborativos, certifique-se de marcar o perfil da outra parte envolvida. Isso facilita o acesso dos seguidores deles ao seu perfil — e vice-versa.

Lembre-se, apenas, de que essas colaborações devem ser prioritárias entre perfis com seguidores em comum. Pois a principal intenção, aqui, é fazer com que ocorra um intercâmbio de seguidores a partir dessa afinidade entre as páginas e crie uma exposição cruzada.

Aproveite os benefícios das campanhas pagas

As principais redes sociais têm as suas ferramentas de gestão de tráfego digital. E se você ainda não sabe como conseguir seguidores para o instagram, saiba que essa é uma estratégia de impacto,

Para isso, planeje campanhas com CTA — sigla para call-to-action — direcionados. Por exemplo: convide o usuário a “Acessar perfil do Instagram” ao final de um vídeo para aumentar as visitas ao seu perfil e, consequentemente, convertê-los em seguidores..

Ferramentas como o Instagram Ads também permitem que você segmente o público que vai receber os seus posts. Assim, é possível atingir seu público-alvo específico, garantindo que os anúncios sejam vistos pelas pessoas certas.

Só tenha em mente que o monitoramento de desempenho das campanhas pagas também é importante, aqui, para ajustá-las conforme necessário e maximizar os resultados.

Engaje com a sua comunidade

Responda aos comentários e mensagens dos seguidores para criar uma conexão mais pessoal e fortalecer a lealdade à marca.

Além disso, participe de conversas e use hashtags populares e relevantes para aumentar a visibilidade de seus posts.

Faça promoções e sorteios

Essa é uma estratégia popular e menos segmentada para quem deseja conseguir seguidores para o Instagram: promoções e sorteios nas suas páginas.

Com elas, você incentiva os atuais seguidores a marcarem amigos e compartilhar seu conteúdo, ampliando o alcance orgânico. Acontece que isso pode atrair pessoas que, nem sempre, estão de fato interessadas nas suas soluções. Então, use com cuidado.

Use hashtags corretamente

Pesquise e utilize hashtags que sejam relevantes para seu público-alvo e setor. Elas populares podem aumentar a visibilidade, mas também é importante usar hashtags de nicho que atinjam um público mais específico.

Para isso, você pode apostar na combinação de hashtags populares e específicas, mas não exagere: o Instagram permite até 30 hashtags por post, mas geralmente de 5 a 10 bem escolhidas são suficientes.

E não se esqueça de utilizar hashtags também nos stories e na biografia do perfil, aumentando as chances de ter a sua página encontrada por novos seguidores.

Conclusão

E então, deu para aprender melhor como conseguir seguidores para o Instagram? 

Com as estratégias acima, você pode colocar a sua empresa em um novo patamar e, quem sabe, distanciar-se da concorrência por meio de um planejamento definido de ações nas redes sociais.

Agora, se você se interessou pela gestão de tráfego, aproveite para descobrir, também, quanto custa anunciar no Google e atrair um público qualificado para as suas páginas digitais!