Quem é profissional de Google Ads sabe: o uso estratégico de palavras-chave negativas faz toda a diferença nas campanhas de busca. E uma forma muito eficiente e eficaz de usá-las é por meio de listas de palavras-chave negativas, onde você pode aproveitar para diversas campanhas e grupos de anúncios.
Neste artigo vamos entender o que são as palavras-chave negativas, como usar as listas, e como aplicar nas suas campanhas. E o melhor: trouxemos cerca de 200 termos que você pode usar para negativar em suas campanhas.
Boa leitura!
O que são palavras-chave negativas no Google Ads
Palavras-chave negativas são palavras ou termos adicionados a uma campanha de texto do Google Ads, que impedem que um anúncio seja vinculado quando o usuário utiliza tal palavra na expressão de busca.
Por exemplo: se um comerciante vende TVs, ele pode negativar as palavras “globo” e “assistir”, pois as pessoas que estão buscando por esses termos querem assistir TV, e não comprar.
Segundo a própria central de ajuda do Google Ads, palavra-chave negativa é “um tipo de palavra-chave que impede que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase. Seus anúncios não são exibidos para as pessoas que pesquisam a frase em questão. Isso também é conhecido como correspondência negativa”.
Antes de prosseguir, é importante entender que cada usuário tem um tipo de intensão de busca. Ele pode estar em busca de informações gerais para entender melhor sobre um assunto, ou estar querendo comprar alguma coisa.
Tipos de intensão de busca
Basicamente, uma pessoa faz buscas no Google por 3 motivos:
1. Navegacional:
Quando ela busca por algum site específico, mas não quer digitar o endereço completo na barra de pesquisa. Muita gente busca, por exemplo, por “Facebook” no Google primeiro, ao invés de digitar “facebook.com.br”.
2. Informacional
Quando ela quer entender mais sobre algum assunto. Ex.: “melhor tv de led” ou “qual tamanho de tv escolher”.
3. Transacional
Quando ela quer comprar alguma coisa, normalmente associa algum termo como “comprar” ou “preço”. Exemplo: “tv samsung 43” preço” ou “comprar óculos rayban aviador”.
Entender o tipo de busca é fundamental para encontrar as palavras-chave certas, e também encontrar as palavras “erradas” para negativar nas campanhas. Se você quer vender produtos, por exemplo, considere negativar termos de navegação e informação, preservando apenas os termos de transação.
Por que é importante utilizar palavras-chave negativas?
O uso de palavras-chave negativas evitam que seu anúncio seja acionado por palavras-chave que não fazem sentido para o seu negócio. Aqui estão alguns motivos pelos quais é importante utilizar os termos negativos na sua campanha:
- Evita gastos desnecessários.
- Fazem com que suas campanhas sejam mais assertivas.
- Aumenta o índice de qualidade do seu anúncio.
- Diminui o custo de conversão.
Como escolher as palavras-chave negativas?
O jeito mais simples (e muito eficiente) é analisar o seu produto ou serviço e ir pensando nos termos que não fazem sentido. Por exemplo, se seu objetivo é vender algo, então você pode negativar a palavra “gratuita”, e suas variações (“grátis”, “de graça”, “free”).
Você pode também usar o próprio planejador de palavras-chave do Google Ads para ideias de palavras-chave e analisar os termos que não fazem sentido para suas campanhas. Para acessar o planejador, clique em Ferramentas > Planejamento > Planejador de palavras-chave.
Porém, um dos métodos mais eficazes é o relatório “Termos de pesquisa”. Depois de rodar uma campanha por um tempo (pode ser horas, dias ou semanas), você pode listar as palavras-chave que seu anúncio foi acionado, e ir negativando os termos que não fazem sentido.
Para acessar o relatório de Termos de pesquisa, acesse a campanha ou grupo de anúncios, clique em “insights e relatórios “ e vá até o relatório.
Importante: depender 100% do relatório de termos de pesquisa, no início, pode fazer você gastar muito dinheiro com palavras totalmente irrelevantes. Por isso, é importante adicionar pelo menos as principais palavras.
Como inserir palavras-chave negativas no Google Ads?
Inserir palavras-chave negativas é muito simples: ao acessar a campanha ou grupo de anúncios, navegue até a opção “Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo”, e clique na opção “Palavras-chave de pesquisa”. Depois, basta adicionar as palavras negativas.
Como funcionam as listas de palavras-chave negativas?
Uma ótima maneira de trabalhar com palavras-chave negativas é o uso de listas. Você pode preparar uma lista com termos negativos em comum, subir no recurso de listas e compartilhar entre suas campanhas e grupos de anúncios.
Entre as vantagens de usar listas negativas, estão:
- Ganho de tempo e velocidade para criar campanhas.
- Não esquecer palavras óbvias, como “gratuito” e “conserto”.
- Facilitar a criação de novas campanhas.
Para facilitar ainda mais o trabalho, você pode ter diferentes listas:
- Lista de termos gerais, mais genéricos, como “gratuito” e “conserto”.
- Lista de termos específicos para o segmento.
- Lista de termos específicos para aquela conta.
- Listas de termos por categoria usada naquela conta.
Listas de palavras-chave negativas mais comuns
Aqui estão algumas listas de palavras-chave agrupadas por tipo de uso (são cerca de 200 termos). Antes de usar, avalie as palavras de cada lista para ver se faz sentido para sua conta, ou se pode acabar bloqueando alguma palavra estratégica para seu negócio.
Questões
como
o que
o que é
onde
pode
por que
porque
pq
quais são
qual
quando
quem
Sem intensão de compra
amostra
amostras
baratinho
comparação
free
grátis
gratuito
leilão
modelo
versão
Apoio ao cliente
ajuda
apoio
código
contato
devolução
devoluções
estorno
garantia
manual
problema
problemas
reembolso
rejeição
resolução de problemas
rma
substituição
substituto
suporte
telefone
termos
troca
Conhecimento
artigo
associação
cases de estudo
casos de estudo
conteúdo
definição
diagrama
dicas
ebook
e-book
especificações
estatísticas
estudos de caso
exemplo
exemplos
fotografia
fotografias
guia
história
imagens
investigação
jornal
legislação
mapa
métricas
notícias
opinião
pesquisa
pronto
relatório
review
revisão
revista
revistas
significado
sobre
sucesso
tutoriais
tutorial
vídeo
Condição
artesanal
cópia
danificado
falsificado
falso
garantia vencida
molhado
novo
pirata
quebrado
reformado
remanufaturado
revenda
ruim
segunda mão
semi novo
travado
usado
Faça você mesmo
artesanato
caseiro
como aplicar
como fazer
como resolver
criação
criar
em casa
fazer
feita à mão
Procura de emprego
carreira
carreiras
contratação
currículo
cv
de emprego
de estágio
emprego
empregos
estágio
recrutamento
salário
vaga
Manutenção
conserto
formatação
limpeza
locação
reparo
Uso da internet
baixar
download
fotos
gif
imagens
jpeg
login
logo
online
png
senha
Educação
aula
aulas
classe
curso
cursos
de cursos
de educação
de formação
escola
escolas
estudar
faculdade
faculdades
formação
treino
universidade
universidades
universitário
Educação
aula
aulas
classe
curso
cursos
de cursos
de educação
de formação
escola
escolas
estudar
faculdade
faculdades
formação
treino
universidade
universidades
universitário
Origem
china
eua
importado
paraguai
Marketplaces
Se você vende produtos, considere negativar sites como Mercado Livre, Amazon, Ali Express, etc.
ali express
amazon
americanas
magazine Luiza
mercado Livre
shopee
Redes sociais
behance
flickr
meetup
messenger
snapchat
soundcloud
telegram
tiktok
tumblr
vimeo
you tube
youtube
Características que não atende
Aqui vai depender do tipo de produto ou serviço que você vende. Por exemplo, se você só vende produtos de plástico, uma opção interessante é negativar os termos “aço”, “alumínio”, “cerâmica”, etc.
aço
acrílico
algodão
couro
mdf
metal
papel
pvc
tecido
vidro
Onde adicionar as listas no Google Ads?
Você pode inserir as listas no nível de campanha, grupos de anúncio e até no nível de conta. Para adicionar, acesse o nível desejado, e vá em Ferramentas > Biblioteca compartilhada > Listas de exclusão. Em seguida, basta dar o nome da lista e adicionar as palavras desejadas.
Uso inteligente de palavras-chave negativas
Nesse artigo trouxemos uma série de termos interessantes para serem negativados na sua campanha. Porém, aplicar todas as palavras listadas sem usar o bom senso pode travar a sua conta do Google Ads.
Aqui vão algumas dicas importantes para usar as palavras negativas:
- Se sua lista de palavras negativas está gigante, pare! Revise as palavras “positivas” para evitar termos amplos demais e ter outros insights.
- O relatório de termos é seu melhor aliado. Avalie de tempos em tempos para ver se há temos ruins para negativar.
- Analise os resultados antes de negativar. Pode ser que uma palavra ruim, associada a uma boa, gere conversões saldáveis para sua campanha.
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