Não temos período mínimo de contrato.

Gerente de marketing digital: sua importância e diferenciais

Você já considerou ter os diferenciais de um gerente de marketing digital à disposição da sua marca? Caso negativo, deveria, pois esse profissional não apenas desenvolve e implementa estratégias de marketing online, mas é responsável por otimizar campanhas e coordenar uma equipe para garantir que a marca se destaque no ambiente digital. 

E isso, sem dúvidas, você já deve saber que é determinante para qualquer organização, já que a presença digital se transformou em uma necessidade para a prosperidade (e longevidade) das empresas atualmente.

Por isso, ao longo deste artigo, vamos explorar o que faz um gerente de marketing digital, como ele pode se manter atualizado e a importância de considerar a terceirização de tarefas técnicas, como a gestão de tráfego, para a sua empresa.

O que é um gerente de marketing digital?

O gerente de marketing digital é o profissional responsável por desenvolver e implementar estratégias de marketing online para promover uma empresa, produto ou serviço. 

Ele atua como o líder da equipe de marketing digital e é crucial para alinhar as estratégias de marketing com os objetivos gerais do negócio. 

O que vale reforçar: com o crescimento da internet e das redes sociais, o papel do gerente de marketing digital se tornou muito diferenciado para qualquer empresa que deseja ter sucesso no ambiente online.

O papel do gerente de marketing

O papel do gerente de marketing digital é multifacetado e envolve:

  • Criação de campanhas de marketing;
  • Análise de dados;
  • Coordenação de diferentes canais de marketing digital;
  • Gestão de pessoas.

Não à toa, o profissional da área deve estar constantemente em atualização e desenvolvimento sobre as últimas tendências e tecnologias para garantir que suas estratégias sejam eficazes e adaptadas às necessidades do público-alvo.

Principais funções e responsabilidades

Confira, também, como a rotina desse especialista em marketing pode ser composta, garantindo um aprimoramento contínuo nas ações de marketing de qualquer empresa.

Desenvolvimento de estratégias de marketing

O gerente de marketing digital deve criar e implementar planos de marketing digital para alcançar os objetivos da empresa. 

Isso inclui campanhas de mídia paga, marketing de conteúdo, SEO e muito mais.

Gerenciamento de campanhas

Além de produzir, o gerente deve supervisionar campanhas publicitárias, como Google Ads, e otimizar seu desempenho para garantir o melhor retorno sobre o investimento (ROI). 

Não conhece muito a respeito de campanhas realizadas no Google Ads? Confira, então, nosso artigo que explica o que é Google Ads.

Análise de dados

Cabe ao gerente e à sua equipe o trabalho de monitorar e analisar métricas de desempenho das campanhas e do site para ajustar estratégias e melhorar os resultados. 

Inclusive, é determinante, aqui, que ele acompanhe as tendências e dados do mercado para otimizar as campanhas de marketing de modo constante e com assertividade.

Gestão de equipe

Por falar em equipe, liderar e coordenar a equipe de marketing digital, incluindo designers, redatores e especialistas em SEO faz parte do trabalho.

Afinal, só assim para garantir que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos da campanha.

Desenvolvimento de conteúdo

Também é parte das responsabilidades do gerente de marketing digital a supervisão e a distribuição de conteúdo relevante e atraente que engaje o público-alvo.

Tudo, afinal de contas, para ter uma produção de copy relevante e capaz de promover a sua marca.

Quais são as atribuições, habilidades e competências de um bom gerente de marketing digital?

Para se tornar um gerente de marketing digital, é necessário ter uma combinação de habilidades técnicas e criativas. Também, vale a pena observar a existência de um diploma na área ou, até mesmo, em administração ou áreas relacionadas.

Fique de olho, ainda, em experiência prática na área de marketing digital, assim como em conhecimentos em ferramentas de análise, SEO, PPC e marketing de conteúdo são altamente valorizados.

Vamos focar um pouco mais nesses pontos diferenciados na carreira de um gerente de marketing digital que pode fazer a diferença para qualquer empresa? Confira as principais habilidades desse profissional:

  • Deve entender como funcionam as plataformas de marketing digital e ferramentas analíticas para interpretar dados e métricas para tomar decisões informadas;
  • Conhecimento em análise de dados para a otimização das campanhas e do desempenho do site;
  • Capacidade de criação de campanhas criativas e inovadoras que se destaquem da concorrência;
  • Habilidades de comunicação para garantir que todos os aspectos das campanhas estejam alinhados e que os objetivos sejam alcançados.

Média salarial de um gerente de marketing digital

O salário de um gerente de marketing digital pode variar dependendo da localização, da experiência e do tamanho da empresa.

De acordo com dados do Glassdoor, a média salarial para esse cargo no Brasil é de R$ 9 mil por mês — com projeções mínimas em R$ 3 mil e, máximas, em R$ 15.000. 

Como um gerente de marketing digital pode se manter atualizado?

O campo do marketing digital está em constante evolução, e é crucial que o gerente de marketing digital se mantenha atualizado com as últimas tendências e tecnologias. 

Isso pode incluir a participação em cursos de atualização, webinars e conferências da indústria. Mas existem outras ações valiosas para que esse profissional permaneça sendo um ativo valioso para a sua organização, confira quais são!

Educação contínua

Participar de cursos e treinamentos sobre novas ferramentas e técnicas de marketing digital. Considere investir em programas de certificação e cursos especializados para aprofundar seus conhecimentos.

Networking

Conectar-se com outros profissionais da área e participar de eventos e conferências de marketing digital. Isso pode proporcionar insights valiosos e oportunidades para trocar experiências.

Leitura de blogs e artigos da área

Acompanhar blogs e publicações especializadas em marketing digital para se manter informado sobre as últimas tendências e melhores práticas. Leia mais sobre a importância de investir em marketing digital em [Por que investir em marketing digital?](link para o artigo).

A necessidade de terceirização de aspectos técnicos

Embora o gerente de marketing digital desempenhe um papel crucial na definição e execução das estratégias, muitas empresas optam por terceirizar aspectos técnicos do marketing digital, como a gestão de tráfego pago.

Dessa maneira, a terceirização permite que o gerente se concentre em estratégias mais amplas e deixe a execução técnica para especialistas.

Conclusão

O gerente de marketing digital atua à frente do sucesso das campanhas de marketing online e no crescimento da presença digital de uma empresa. 

Com uma combinação de habilidades técnicas e criativas, ele é responsável por desenvolver estratégias eficazes e otimizar o desempenho das campanhas. Além disso, vimos que manter-se atualizado com as últimas tendências e considerar a terceirização de aspectos técnicos pode ajudar a maximizar os resultados e a eficiência.

E podemos te ajudar com esse processo! Para saber mais sobre a Upster e as nossas soluções destacadas em gestão de tráfego, entre em contato conosco e descubra o nosso jeito de transformar seu marketing digital!

Peça um orçamento sem compromisso!

Peça um orçamento sem compromisso!

Peça um orçamento

Falar no Whatsapp