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Como divulgar meu site?

Divulgação de site

Site bonito, bem legal, agradável, conteúdo de primeira, domínio curto e objetivo. Mas de que adianta tudo isso se ele não tem visitas? Não importa o objetivo do seu site: sem visitas ele não existe, pelo menos para o seu público-alvo.

Recebemos muitos contatos com a dúvida “como divulgar o meu site”, e existe uma infinidade de maneiras de fazer isso. Então separamos 9 dicas de como fazer isso (abaixo) e depois falamos com mais detalhes sobre cada estratégia e como elas são importantes para a presença online de seu negócio.

9 dicas para divulgar o seu site

  • Inscreva-se no Google Meu Negócio
  • Cadastre seu negócio no Google Maps
  • Tenha um perfil nas principais redes sociais
  • Crie engajamento nas redes sociais
  • Faça anúncios no Google Adwords
  • Impulsione anúncios no Facebook Ads
  • Tenha um site com bom SEO
  • Produza conteúdo em seu site
  • Cadastre seu site em diretórios online

Agora vamos detalhar melhor sobre cada estratégia para divulgar o seu site:

Google Meu Negócio

Através do Google Meu Negócio é possível destacar seu negócio na pesquisa do Google quando as pessoas procurarem por ela. Neste destaque – que no desktop fica na direita e no mobile fica na área principal – são destacadas as principais informações de sua empresa, como o nome, fotos, endereço, horário de funcionamento, telefone, perguntas e respostas, avaliações e até notícias.

Além disso, ao cadastrar o endereço de sua empresa ela aparecerá no Google Maps, permitindo que as pessoas encontrem facilmente o endereço de seu negócio. No card com as informações exibe o botão “como chegar”, que abre o endereço no mapa do Google e permite que a pessoa trace sua rota para chegar até o seu negócio.

Para a divulgação do seu site basta cadastrar o endereço no campo “website”, e ele ficará destacado no card através de um botão de chamada para ação.

A ferramenta é totalmente gratuita e você pode cadastrar através de https://business.google.com/.

Redes sociais

Ter presença nas redes sociais é tão importante quanto ter um site. Mas a ideia aqui não é sair criando um perfil no máximo de redes sociais possíveis e deixar abandonado: como o próprio nome já diz, numa rede social é preciso se “socializar” com outras pessoas, criando diálogo e buscando engajamento do público alvo. Existem inúmeras redes interessantes para cadastrar o seu negócio: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, e assim por diante.

A escolha das redes sociais vai depender muito de onde o seu público está, e vale mais a pena ter um ou dois perfis ou páginas muito bem atualizas – com bom conteúdo e engajamento – do que ter um monte sem nenhum tipo de atualização.

Para divulgar o seu site nas redes sociais insira o endereço dele nos campos de “website” ou na biografia do perfil (vai de cada rede social). Além disso, é interessante colocar o link nas postagens, grupos de divulgação, etc.

Anúncios de Google Ads

Trata-se do serviço de publicidade do Google (antigo Google Adwords). Anunciar através do Google Ads é uma ótima maneira de divulgar um site, pois além de impactar o cliente quando este está buscando por um produto ou serviço, permite fazer divulgações na rede de sites parceiros do Google e também no YouTube. Não há limite mínimo de investimento e só paga a cada clique recebido (CPC).

Anúncios Social Ads

São anúncios patrocinados nas redes sociais, sendo o mais popular a plataforma Facebook Ads, que contempla anúncios pagos no Facebook, Instagram e Messenger. É possível impulsionar postagens, a própria página ou fazer anúncios diretos, que serão exibidos para o seu público, mas não serão publicados na timeline de sua página. Para levar acessos para o site, basta criar posts com links para a página ou anúncios com botão de chamada de ação para visita ao site.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

Fazer SEO (search engine optimization) é uma prática extremamente recomendada para qualquer site ou loja virtual. Consiste em um conjunto de técnicas indexar e melhor posicionar o site na parte da busca que é orgânica, ou seja, gratuita. Quando uma pessoa buscar por algum termo de busca (ou palavra-chave) e seu site apareça nas primeiras posições, as chances de receber um clique gratuito são muito altas.

Mas a concorrência para aparecer nas primeiras posições ou mesmo na primeira página é extremamente grande. Para um site ficar nos primeiros lugares são levados em conta centenas de critérios, incluindo a estrutura do site ser otimizada para SEO, conteúdo relevante e autoridade da página.