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As melhores listas de palavras-chave negativas no Google Ads

Quem é profissional de Google Ads sabe: o uso estratégico de palavras-chave negativas faz toda a diferença nas campanhas de busca. E uma forma muito eficiente e eficaz de usá-las é por meio de listas de palavras-chave negativas, onde você pode aproveitar para diversas campanhas e grupos de anúncios. 

Neste artigo vamos entender o que são as palavras-chave negativas, como usar as listas, e como aplicar nas suas campanhas. E o melhor: trouxemos cerca de 200 termos que você pode usar para negativar em suas campanhas. 

Boa leitura!

O que são palavras-chave negativas no Google Ads

Palavras-chave negativas são palavras ou termos adicionados a uma campanha de texto do Google Ads, que impedem que um anúncio seja vinculado quando o usuário utiliza tal palavra na expressão de busca. 

Por exemplo: se um comerciante vende TVs, ele pode negativar as palavras “globo” e “assistir”, pois as pessoas que estão buscando por esses termos querem assistir TV, e não comprar. 

Segundo a própria central de ajuda do Google Ads, palavra-chave negativa é “um tipo de palavra-chave que impede que seu anúncio seja acionado por uma determinada palavra ou frase. Seus anúncios não são exibidos para as pessoas que pesquisam a frase em questão. Isso também é conhecido como correspondência negativa”. 

Antes de prosseguir, é importante entender que cada usuário tem um tipo de intensão de busca. Ele pode estar em busca de informações gerais para entender melhor sobre um assunto, ou estar querendo comprar alguma coisa. 

Tipos de intensão de busca

Basicamente, uma pessoa faz buscas no Google por 3 motivos: 

1. Navegacional:

Quando ela busca por algum site específico, mas não quer digitar o endereço completo na barra de pesquisa. Muita gente busca, por exemplo, por “Facebook” no Google primeiro, ao invés de digitar “facebook.com.br”.

2. Informacional

Quando ela quer entender mais sobre algum assunto. Ex.: “melhor tv de led” ou “qual tamanho de tv escolher”. 

3. Transacional

Quando ela quer comprar alguma coisa, normalmente associa algum termo como “comprar” ou “preço”. Exemplo: “tv samsung 43” preço” ou “comprar óculos rayban aviador”. 

Entender o tipo de busca é fundamental para encontrar as palavras-chave certas, e também encontrar as palavras “erradas” para negativar nas campanhas. Se você quer vender produtos, por exemplo, considere negativar termos de navegação e informação, preservando apenas os termos de transação. 

Por que é importante utilizar palavras-chave negativas?

O uso de palavras-chave negativas evitam que seu anúncio seja acionado por palavras-chave que não fazem sentido para o seu negócio. Aqui estão alguns motivos pelos quais é importante utilizar os termos negativos na sua campanha: 

  • Evita gastos desnecessários.
  • Fazem com que suas campanhas sejam mais assertivas.
  • Aumenta o índice de qualidade do seu anúncio.
  • Diminui o custo de conversão. 

Como escolher as palavras-chave negativas?

O jeito mais simples (e muito eficiente) é analisar o seu produto ou serviço e ir pensando nos termos que não fazem sentido. Por exemplo, se seu objetivo é vender algo, então você pode negativar a palavra “gratuita”, e suas variações (“grátis”, “de graça”, “free”).

Você pode também usar o próprio planejador de palavras-chave do Google Ads para ideias de palavras-chave e analisar os termos que não fazem sentido para suas campanhas. Para acessar o planejador, clique em Ferramentas > Planejamento > Planejador de palavras-chave

Porém, um dos métodos mais eficazes é o relatório “Termos de pesquisa”. Depois de rodar uma campanha por um tempo (pode ser horas, dias ou semanas), você pode listar as palavras-chave que seu anúncio foi acionado, e ir negativando os termos que não fazem sentido. 

Para acessar o relatório de Termos de pesquisa, acesse a campanha ou grupo de anúncios, clique em “insights e relatórios “ e vá até o relatório. 

Importante: depender 100% do relatório de termos de pesquisa, no início, pode fazer você gastar muito dinheiro com palavras totalmente irrelevantes. Por isso, é importante adicionar pelo menos as principais palavras. 

Como inserir palavras-chave negativas no Google Ads?

Inserir palavras-chave negativas é muito simples: ao acessar a campanha ou grupo de anúncios, navegue até a opção “Públicos-alvo, palavras-chave e conteúdo”, e clique na opção “Palavras-chave de pesquisa”. Depois, basta adicionar as palavras negativas. 

Como funcionam as listas de palavras-chave negativas? 

Uma ótima maneira de trabalhar com palavras-chave negativas é o uso de listas. Você pode preparar uma lista com termos negativos em comum, subir no recurso de listas e compartilhar entre suas campanhas e grupos de anúncios. 

Entre as vantagens de usar listas negativas, estão:

  • Ganho de tempo e velocidade para criar campanhas.
  • Não esquecer palavras óbvias, como “gratuito” e “conserto”.
  • Facilitar a criação de novas campanhas.

Para facilitar ainda mais o trabalho, você pode ter diferentes listas:

  • Lista de termos gerais, mais genéricos, como “gratuito” e “conserto”.
  • Lista de termos específicos para o segmento.
  • Lista de termos específicos para aquela conta.
  • Listas de termos por categoria usada naquela conta. 

Listas de palavras-chave negativas mais comuns

Aqui estão algumas listas de palavras-chave agrupadas por tipo de uso (são cerca de 200 termos). Antes de usar, avalie as palavras de cada lista para ver se faz sentido para sua conta, ou se pode acabar bloqueando alguma palavra estratégica para seu negócio. 

Questões

como

o que

o que é

onde

pode

por que

porque

pq

quais são

qual

quando

quem

Sem intensão de compra

amostra

amostras

baratinho

comparação

free

grátis

gratuito

leilão

modelo

versão

Apoio ao cliente

ajuda

apoio

código

contato

devolução

devoluções

email

estorno

garantia

manual

problema

problemas

reembolso

rejeição

resolução de problemas

rma

substituição

substituto

suporte

telefone

termos

troca

Conhecimento

artigo

associação

cases de estudo

casos de estudo

conteúdo

definição

diagrama

dicas

ebook

e-book

especificações

estatísticas

estudos de caso

exemplo

exemplos

fotografia

fotografias

guia

história

imagens

investigação

jornal

legislação

mapa

métricas

notícias

opinião

pesquisa

pronto

relatório

review

revisão

revista

revistas

significado

sobre

sucesso

tutoriais

tutorial

vídeo

Condição

artesanal

cópia

danificado

falsificado

falso

garantia vencida

molhado

novo

pirata

quebrado

reformado

remanufaturado

revenda

ruim

segunda mão

semi novo

travado

usado

Faça você mesmo

artesanato

caseiro

como aplicar

como fazer

como resolver

criação

criar

em casa

fazer

feita à mão

Procura de emprego

carreira

carreiras

contratação

currículo

cv

de emprego

de estágio

emprego

empregos

estágio

recrutamento

salário

vaga

Manutenção

conserto

formatação

limpeza

locação

reparo

Uso da internet

baixar

download

fotos

gif

imagens

jpeg

login

logo

online

pdf

png

senha

Educação

aula

aulas

classe

curso

cursos

de cursos

de educação

de formação

escola

escolas

estudar

faculdade

faculdades

formação

treino

universidade

universidades

universitário

Educação

aula

aulas

classe

curso

cursos

de cursos

de educação

de formação

escola

escolas

estudar

faculdade

faculdades

formação

treino

universidade

universidades

universitário

Origem

china

eua

importado

paraguai

Marketplaces

Se você vende produtos, considere negativar sites como Mercado Livre, Amazon, Ali Express, etc. 

ali express

amazon

americanas

magazine Luiza

mercado Livre

shopee

Redes sociais

behance

facebook

flickr

instagram

linkedin

meetup

messenger

pinterest

reddit

snapchat

soundcloud

telegram

tiktok

tumblr

twitter

vimeo

whatsapp

you tube

youtube

Características que não atende

Aqui vai depender do tipo de produto ou serviço que você vende. Por exemplo, se você só vende produtos de plástico, uma opção interessante é negativar os termos “aço”, “alumínio”, “cerâmica”, etc. 

aço

acrílico

algodão

couro

mdf

metal

papel

pvc

tecido

vidro

Onde adicionar as listas no Google Ads?

Você pode inserir as listas no nível de campanha, grupos de anúncio e até no nível de conta. Para adicionar, acesse o nível desejado, e vá em Ferramentas > Biblioteca compartilhada > Listas de exclusão. Em seguida, basta dar o nome da lista e adicionar as palavras desejadas. 

Uso inteligente de palavras-chave negativas

Nesse artigo trouxemos uma série de termos interessantes para serem negativados na sua campanha. Porém, aplicar todas as palavras listadas sem usar o bom senso pode travar a sua conta do Google Ads. 

Aqui vão algumas dicas importantes para usar as palavras negativas:

  • Se sua lista de palavras negativas está gigante, pare! Revise as palavras “positivas” para evitar termos amplos demais e ter outros insights.
  • O relatório de termos é seu melhor aliado. Avalie de tempos em tempos para ver se há temos ruins para negativar.
  • Analise os resultados antes de negativar. Pode ser que uma palavra ruim, associada a uma boa, gere conversões saldáveis para sua campanha. 

Conte com ajuda profissional! A Upster é uma agência especializada em campanhas de Google Ads, com vasta experiência no uso de palavras-chave negativas. Solicite um orçamento agora mesmo.