O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, que permite aos donos de empresas se cadastrarem, e com isso serem encontrados com maior facilidade por consumidores e possíveis clientes, através de pesquisas do buscador e também no Google Maps. Neste artigo você vai entender como deve usar o Google Meu Negócio para anunciar o seu negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, ou Google My Bussines, é uma ferramenta que permite um contato mais direto entre empresas e clientes. Através dessa ferramenta, os usuários têm acesso a importantes informações das empresas que facilitam na hora de escolher uma delas para atender suas necessidades. A empresa pode colocar os seguintes dados a disposição:
- Endereço
- Telefone de contato
- Horário de funcionamento
- Horários de pico
- Notas sobre os serviços/produtos da empresa
- Perguntas e respostas
- Entre outras informações
Quais os benefícios do Google Meu Negócio?
Já sabemos que a plataforma do Google Meu Negócio pode ajudar na divulgação de empresas locais de maneira orgânica, mas existem outras vantagens que você e sua empresa podem aproveitar. Confira a seguir:
Aumentar o alcance de uma empresa
Com o Google Meu Negócio, sua empresa aparece na primeira página do Google e no Google Maps, o que expande a presença digital da empresa e atrai mais clientes e consumidores.
Mensuração de resultados
Para que uma boa estratégia de marketing dê resultado, é preciso mensurar ela. A plataforma do Google Meu Negócio permite que os donos das empresas, acessem diversas informações, confira algumas delas:
- Como os clientes pesquisam a empresa
- De onde os clientes são
- Quantas pessoas ligaram diretamente para empresa usando o telefone exibido no Google Meu Negócio
- Quantos pedidos de rotas foram feitos
- Quantos cliques o site teve
Confiabilidade
As empresas que verificam as suas informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas como confiáveis pelos consumidores e assim escolhem a sua empresa, segundo informações da própria empresa.
Ser encontrado pelos clientes
O Google Meu Negócio aproxima a sua empresa dos clientes em momentos importantes, como quando eles já estão em uma fase avançada nas jornadas de compra. Quando o usuário tem a intenção de adquirir um bem ou serviço e pesquisa no Google, ao encontrar a sua empresa ela fica um pouco mais próximo de contratar sua empresa ou comprar o seu produto.
Mais interação com o público
Uma das funcionalidades da plataforma Google Meu Negócio é permitir comentários de clientes e possíveis clientes sobre a sua empresa. Com isso, o público pode interagir dando notas de avaliação para o seu negócio, seja ele um produto ou serviço. Além de expressar opiniões, ideias, críticas e tirar dúvidas. Mas para que essa interação seja significativa é importante que você faça a sua parte, respondendo os comentários, postando novidades, inserindo fotos do seu negócio. Isso atrai maior engajamento e interesse do público.
Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?
Agora que você conhece as vantagens dessa plataforma, deve se preparar para inscrever a sua empresa no Google Meu Negócio. Para ajudar você, confira o passo a passo que preparamos para criar o cadastro neste serviço. Confira:
1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”, em seguida faça login na plataforma através da sua conta no Google.
2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”. Você vai ser direcionado para um mapa onde você vai localizar o endereço do seu negócio e preencher outras informações importantes em um formulário à esquerda.
Lá você deve colocar o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, papelaria, salão de beleza, etc). Em seguida, clique em continuar.
3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa. As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com caixas azuis. Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Ao confirmar essa informação, você será direcionado para uma outra página em que o Google fará o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.
4. Após essa etapa, você será redirecionado para o seu painel de controle. Para poder editar as suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google. Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você. A carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.
5. Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro. Você deve incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.
Conclusão
O Google Meu Negócio pode ser um dos maiores aliados para a sua empresa! Com a ferramenta, você gerencia sua marca online através do Google, delimitando o lugar exato, serviços oferecidos e horários de funcionamento, além disso, a plataforma é gratuita e oferece a você a oportunidade de falar diretamente com seus clientes, recebendo elogios e sugestões através de avaliações e comentários.
Quer saber mais sobre como alavancar a sua empresa? Entre em contato com a Upster e saiba mais.