As pessoas estão mais do que nunca conectadas à internet, através seus desktops, notebooks, tablets, TVs, consoles, e principalmente através de seus smartphones. Hoje usamos a internet para praticamente qualquer tarefa do cotidiano: procurar informações, locais, socializar, aprender, discutir, comprar, e assim por diante. Aposto que uma das primeiras coisas que você faz ao acordar é checar e-mails, saber o clima, ler notícias ou dar uma rápida olhada no Facebook, não é mesmo?
Para divulgar o seu negócio, despertar conhecimento da sua marca e chamar a atenção do cliente, é preciso estar onde o cliente está. E ele está na web. Por isso é fundamental investir em marketing digital, pois é através dele que será possível atingir o seu público e chamar atenção para sua empresa.
O seu cliente está online
É extremamente importante estabelecer uma forte presença online para que sua empresa seja encontrada na internet. Não adianta nada ter um site parado, sem acessos, uma fanpage sem curtidas ou uma loja sem vendas. O marketing digital tem como objetivo impactar o seu público onde ele esteja na internet.
Atinja o cliente certo, no momento certo
Diferente da mídia tradicional, no digital existem muitas possibilidades de segmentação para atingir o público certo. Desde as mais obvias como sexo, idade, renda, localização, até os interesses e comportamentos de compra. É muito mais fácil e certeiro entregar a mensagem para o seu cliente ideal.
O investimento relativamente baixo
Fazer um anúncio em TV ou colocar um banner no site do UOL (das antigas) custava os olhos da cara, e apenas grandes empresas conseguiam investir. Hoje temos diversas plataformas de publicidade que cobram apenas o valor do clique, e é possível estabelecer um limite de gastos. Você define o quanto quer pagar, e pode começar investindo muito pouco. É possível patrocinar uma campanha de Facebook colocar R$ 10 ou fazer um anúncio Google colocando um saldo pré-pago de R$ 40, que pode durar o mês inteiro.
O poder da mensuração de dados é absurdo!
Como saber exatamente quantas pessoas viram um outdoor ou propaganda na TV e quantas foram até sua empresa? E dessas, quantas compraram? É praticamente impossível medir o retorno de uma mídia off-line nos dias de hoje. Já na internet podemos saber praticamente todos os passos do cliente, desde que anúncio ele viu, clicou, qual o comportamento dele no site, que páginas ele leu, formulários preenchidos e compras. Podemos cruzar isso com várias outras informações e a partir disso alocar orçamento, otimizar campanhas, e escalar os resultados.
É um formato democrático
É claro que quem tem mais investimento pode conseguir um alcance muito maior, mas a pequena empresa pode conseguir um desempenho muito melhor que o grande. Muitas vezes o conhecimento de mercado, cliente e produto do pequeno empresário é tão grande, que suas ações de marketing digital podem ser muito mais ricas e atingir um público muito mais qualificado que os grandes players, com um investimento muito inferior. A maioria das grandes plataformas estão acessíveis a todos, e permitem um baixíssimo investimento, como já falamos nos tópicos anteriores.
O seu concorrente está online
Se você ainda tem dúvidas em investir no marketing digital, então o seu concorrente pode estar nadando de braçadas. Apesar de parecer que o marketing digital já está no seu limite, existe ainda um espaço muito grande para ser explorado. Os hábitos de consumo mudam numa velocidade jamais vista e a cada dia novas tecnologias estão mudando as regras dos negócios. Quanto antes você começar a investir neste mercado, mais rápido você vai entender a dinâmica e vai conseguir acompanhar as tendências.
Aumento de vendas
Com o poder da mensuração e a possibilidade de atingir o cliente em todos os passos de sua jornada, o marketing digital é uma estratégia que tem impacto direto no aumento de vendas de um negócio. Um simples exemplo é no Google Ads: podemos exibir um anúncio para uma pessoa que digite “comprar celular Samsung S8” na busca do Google, expressão claramente que ela está com intensão de compras.
Fortalecimento de marca
Já notou a quantidade de formatos de anúncio permitidos no Facebook? Temos também diversas opções no Google, YouTube, Linkedin, etc. A cada dia estas plataformas estão se superando e criando experiências cada vez mais ricas para seus usuários. Aproveitar esse tipo de formato para sua empresa é uma ótima pedida para fortalecer a marca e gerar consideração de compra.
Ao invés de se questionar se compensa ou não investir em marketing digital, faça o teste. Custa menos do que você imagina e com certeza os resultados vão te surpreender.