Ter uma presença online forte é fundamental para o sucesso de qualquer empresa e uma das maneiras mais eficazes de alcançar isso é a partir do trabalho qualificado de um gestor de tráfego pago.
Por meio dele, sua empresa pode contar com a criação e o gerenciamento de campanhas publicitárias em plataformas como Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads com muita expertise.
Esse profissional especializado é responsável por otimizar campanhas, monitorar resultados e ajustar estratégias para obter o melhor desempenho possível. E se você quiser entender se vale a pena contratar um profissional desses, siga com a leitura e descubra!
O que é um gestor de tráfego pago?
Um gestor de tráfego pago é um profissional responsável por gerenciar todo o trabalho de criação, monitoramento e otimização de campanhas de publicidade paga em plataformas digitais.
Marcelo Pitta, CEO da Upster, reforça isso e destaca o trabalho diferenciado que esse profissional pode fazer em todo tipo de plataforma de performance profissional, como:
- Google Ads;
- Meta Ads;
- LinkedIn Ads.
Entre outros meios que fornecem essa possibilidade de campanha paga.
Como funciona o trabalho de um gestor de tráfego pago?
Na prática, o dia a dia de um gestor de tráfego pago é intenso e diversificado. Abaixo, segmentamos parte dessa atribulada rotina para que você entenda melhor todo o processo de gestão pelo qual ele é responsável.
Planejamento e estratégia
O primeiro passo é entender o cliente: o que ele vende, quais são seus objetivos e metas, mercado, público-alvo e concorrentes.
Com base nessas informações, o especialista cria um plano estratégico para atingir os objetivos do cliente, definindo os melhores canais, segmentações, formatos e criativos a serem utilizados.
Pitta destaca que “o gestor de tráfego precisa criar um plano para atingir os objetivos do cliente, definir os melhores canais, segmentações, formatos e criativos.”. Assim,
Criação e gestão de campanhas
Após o planejamento, o gestor parte para a criação e organização dos gerenciadores de anúncio, instalação de tags e pixels, configuração de eventos de conversão e outras integrações necessárias.
Em seguida, os anúncios são publicados usando os recursos mais adequados para cada objetivo de campanha. A rotina do gestor também inclui monitorar e ajustar constantemente as campanhas para maximizar os resultados.
Análise e monitoramento
O trabalho de um gestor de tráfego pago não termina com a publicação dos anúncios.
É de sua responsabilidade, também, monitorar constantemente o desempenho das campanhas, analisando uma série de indicadores e fazendo otimizações regulares.
Marcelo Pitta ressalta que “a rotina do gestor de tráfego não é fácil. Além de criar e publicar as campanhas, um gestor de tráfego fica de olho em uma série de indicadores, faz diversas otimizações, rotaciona criativos, faz muitos testes, analisa e reanalisa a estratégia.”.
Isso tudo, com o objetivo principal de dar destaque à sua marca e posicioná-la bem no Google e em outros mecanismos de busca da internet.
Vantagens em contratar um gestor de tráfego pago
Um profissional desses à disposição da sua empresa pode trazer resultados positivos — e contínuos. Mas existem outros pontos que podem ser observados qualitativamente. Confira!
Expertise e conhecimento técnico
Um dos principais benefícios de contratar um gestor de tráfego pago é o alto nível de conhecimento técnico que ele traz para a mesa. Esse profissional tem experiência em gerenciar diversas campanhas e está sempre atualizado com as últimas tendências e mudanças nas plataformas de mídia.
Pitta, inclusive, concorda que um bom gestor está sempre de olho em novas técnicas e tendências do mercado de tráfego pago. Com isso, ele aprende a “lidar com imprevistos e problemas nas contas e sabe o que fazer para que uma campanha tenha resultado”, relata.
Melhoria de resultados e de ROI
Com a expertise de um gestor de tráfego pago, as empresas podem esperar uma melhoria significativa nos resultados de suas campanhas.
Isso porque, o gestor de tráfego pago sabe quais estratégias aplicar para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz possível.
Eficiência e economia de tempo
Contratar um gestor de tráfego pago também permite que os empresários economizem tempo valioso, que pode ser direcionado para outras áreas críticas do negócio.
Pitta comenta que “o bom gestor de tráfego passou por muita coisa: estudou muitos anos, testou e errou bastante, lidou com projetos e segmentos extremamente diferentes entre si. Tudo isso para que hoje “qual parafuso apertar”, exatamente, em diferentes situações”.
Saiba mais: O que devo fazer para anunciar no Google Meu Negócio?
Ferramentas e técnicas utilizadas por gestores de tráfego pago
Além da bagagem profissional, um bom gestor tem boas técnicas e ferramentas à sua disposição. Confira, a seguir, quais são!
Pesquisa de palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é uma técnica essencial para qualquer campanha de tráfego pago. Ela envolve identificar os termos e frases que os usuários estão procurando, que são relevantes para os produtos ou serviços da empresa.
Isso ajuda a direcionar os anúncios para o público certo e maximizar a eficácia das campanhas — mas vale a pena ficar de olho nas palavras-chave negativas no Google Ads para garantir bons resultados para a sua campanha.
CRM e gestão de leads
Gestores de tráfego pago também utilizam ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar leads — sejam eles B2B ou B2C — e acompanhar as interações com os clientes.
Dessa maneira, quem realiza a gestão de tráfego digital tem uma melhor segmentação e personalização das campanhas, aumentando as chances de conversão, consequentemente.
Uso de extensões de anúncio
As extensões de anúncio são recursos adicionais que podem ser adicionados aos anúncios para fornecer mais informações aos usuários e aumentar as chances de clique.
Elas incluem extensões de site, extensões de chamada e extensões de localização, entre outras para impactar, em cheio, o seu público-alvo no momento certo.
A importância de contratar uma agência de tráfego pago
Pitta destaca que “uma agência de tráfego pago oferece alto conhecimento técnico, experiência em gerenciar diversos clientes diferentes e um profissional dedicado que fica gerenciando campanhas o dia todo”.
Isso é um diferencial e tanto para que você possa cuidar dos elementos estratégicos da sua empresa, enquanto a parte técnica fica por conta de especialistas em gestão de tráfego.
E sabe por onde você pode começar a busca por um gestor de tráfego pago que seja, verdadeiramente, um parceiro? Nós podemos te ajudar!
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Nossa abordagem inclui desde a estratégia até a criação de anúncios (inclusive vídeos) e landing pages, passando por trackeamento, tração e otimização. Além disso, oferecemos um atendimento consultivo com feedback constante sobre as campanhas e novas ideias para aumentar os resultados.
Com mais de 20 anos de experiência, mais de 300 clientes atendidos, alto nível de conhecimento técnico, certificação pelo Google e um atendimento que não é franquia, a Upster é sua parceira ideal para gestão de tráfego pago. Fale com um de nossos consultores e receba, imediatamente, os benefícios em contar com um bom gestor de tráfego pago para a sua empresa!