Não temos período mínimo de contrato.

A importância da presença digital para os negócios

Sente que o seu negócio não aparece para o público-alvo? Então, talvez a solução esteja “escondida” em estratégias para promover a sua presença digital.

Esse tipo de estratégia é determinante, hoje em dia, para fazer com que a sua marca — literalmente — apareça para mais pessoas e diferencie-a da concorrência.

Mas como fazer isso? Ao longo deste post, vamos destacar a importância da presença digital e reforçar o que pode ser feito para agregar ainda mais valor e oportunidades de negócio à sua empresa. Confira!

O que é presença digital?

Presença digital é um termo usado para referir-se à forma como uma empresa ou indivíduo é representado online. Isso inclui desde a fundação de um site oficial, mas também se estende à criação (e manutenção), de perfis em redes sociais, listagens no Google Meu Negócio e mais visibilidade em mecanismos de busca como o Google. 

Dessa maneira, a sua atuação destacada em ambientes digitais significa que mais pessoas podem encontrar o seu negócio e, com isso, construir uma reputação diferenciada.

Mas vale ter atenção a um ponto específico: a presença digital é composta por várias camadas que, juntas, criam uma identidade sólida e confiável para o negócio. 

Ou seja: vai além dos pontos citados acima e também compreende a criação de conteúdos relevantes e atraentes, além da utilização de outras estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade, atrair mais visitantes e gerar um relacionamento de confiança.

Um dos principais componentes dessa estratégia é o Google Ads, que ajuda a colocar seu negócio em destaque nas buscas online.

Por que é importante ser encontrado online?

A era digital transformou a forma como consumimos informação e fazemos compras. Hoje, a maioria das pessoas recorre à internet para encontrar produtos, serviços e informações. 

Por exemplo: você sabia que nove entre dez consumidores brasileiros pesquisam na internet antes de comprar algo — seja em lojas físicas ou sites de vendas?

Dessa maneira, se a sua empresa não é facilmente encontrada online, você está perdendo uma grande parcela de clientes potenciais. Não à toa, a presença digital facilita o alcance de um público maior e mais diversificado, aumenta a credibilidade do negócio e promove engajamento contínuo com os clientes.

Além disso, trata-se de algo essencial para se manter competitivo no mercado atual. Negócios que investem em gestão de tráfego pago, por exemplo, conseguem alcançar um público mais amplo e direcionado, aumentando as chances de conversão. 

A influência da pandemia no crescimento digital

Em paralelo, podemos citar a pandemia da COVID-19 como um verdadeiro combustível que acelerou a transição de muitos negócios para o ambiente online. Com as medidas de isolamento social, as pessoas passaram a depender ainda mais da internet para trabalhar, estudar e fazer compras. 

Olha só que loucura: nos meses mais críticos da pandemia, 98% dos brasileiros passaram a fazer mais compras online. E muita gente manteve o hábito mesmo após o fim das orientações de distanciamento social.

Assim, empresas que já tinham uma presença digital estabelecida conseguiram se adaptar mais facilmente, enquanto aquelas que ainda não estavam online tiveram que correr para criar ou melhorar sua presença digital.

Onde estar presente online?

Para garantir uma presença digital eficaz, é essencial estar presente em várias plataformas. Vamos explorar algumas das principais.

Google Meu Negócio

Ter uma listagem no Google Meu Negócio é crucial para aparecer nas pesquisas locais. Isso permite que os clientes encontrem sua empresa facilmente, visualizem horários de funcionamento, avaliações e localização. 

Não sabe por onde começar? Aprenda como colocar seu negócio no Google com dicas práticas e otimize sua visibilidade.

Redes sociais

Plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter são excelentes para engajamento e promoção de conteúdo. As redes sociais ajudam a construir uma comunidade em torno da sua marca e permitem interação direta com os clientes.

Mas vale a pena ter uma estratégia direcionada e, assim, conseguir mais seguidores e apresentar o seu negócio como uma referência em conteúdos de qualidade.

Busca do Google

Estar bem posicionado nos resultados de busca do Google aumenta a visibilidade do seu negócio. O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia fundamental para melhorar o ranking nos motores de busca, então vale a pena conhecer as melhores estratégias em marketing digital para impulsionar o seu negócio e gerar mais presença digital.

Site oficial

O site é o núcleo da sua presença digital. Ele centraliza todas as informações sobre a sua empresa, produtos ou serviços e serve como ponto de contato principal para os clientes.

Portanto, investir em um site de vendas pode ser uma excelente estratégia para aumentar suas conversões e fornecer uma experiência de compra completa para seus clientes.

Importância do site na sua presença digital

Vale destacar que é importante que o seu site seja bem projetado, fácil de navegar e otimizado para SEO. 

E um bom site deve ser responsivo, garantindo uma experiência positiva em todos os dispositivos, já que o seu portal centraliza todas as informações sobre sua empresa, mas também serve como uma plataforma para vendas e interação com os clientes.

Conclusão

Com uma abordagem estruturada à presença digital, você pode transformar o processo de desenvolvimento do seu negócio por meio do aumento de sua visibilidade nos canais on-line, além da melhoria contínua de sua credibilidade e engajamento com o público. 

Agora, se você deseja saber mais sobre como fortalecer sua presença digital, confira outros posts no blog da Upster. Aqui vão algumas indicações de artigos para complementar tudo o que vimos até aqui:

Aprenda mais e transforme a presença digital do seu negócio com as dicas da Upster!

Peça um orçamento sem compromisso!

Peça um orçamento sem compromisso!

Peça um orçamento

Falar no Whatsapp