Você sabe o que é copy — ou copywriting?
O tema pode gerar um pouco de confusão, mas neste post, temos certeza de que você vai entender o seu significado e concordar que essa ferramenta é um dos elementos mais importantes para atrair e reter clientes pela internet.
Com estratégia, um planejamento orientado a resultados e foco nos seus objetivos, você vai descobrir como é possível gerar um diferencial competitivo para a sua marca por meio do copywriting!
O que é copy?
Copywriting é a arte e a ciência de escrever textos persuasivos para promover produtos, serviços, ou ideias. Esses textos, conhecidos como “copy”, são projetados para levar o leitor a tomar uma ação específica, como tomar uma decisão de compra, se inscrever em uma newsletter ou clicar em um link para baixar conteúdos gratuitos.
Essencialmente, a habilidade do copywriter está em criar uma conexão emocional com o leitor, utilizando palavras estratégicas para motivá-lo a agir.
Mas não pense que essa é uma técnica recente e criada com o advento do marketing digital: desde os tempos de ouro da publicidade tradicional é que as pessoas já perguntavam o que é copy. Pois foi nesse período que os primeiros copywriters passaram a criar anúncios para jornais e revistas.
Mas, logicamente, com o avanço da tecnologia e a chegada da internet, o copywriting evoluiu e se adaptou às novas plataformas digitais e, hoje, os copywriters escrevem para uma variedade de meios, como:
- Websites;
- Blogs;
- Redes sociais;
- E-mails;
- Landing pages;
- Anúncios online.
Diferença entre copy e conteúdo
Embora os termos copy e conteúdo sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles têm propósitos distintos. O copy, por exemplo, é focado em persuadir e converter, enquanto o conteúdo geralmente busca informar, educar ou entreter o leitor.
Mas ambos são fundamentais para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Tenha em mente, apenas, que o copy é especificamente voltado para a ação, enquanto o conteúdo pode ter um objetivo mais amplo de construção de marca e relacionamento com o cliente.
A importância do copywriting para o seu negócio
Agora que já entendemos o que é copy, vamos em busca de um ou mais motivos para considerar essa técnica para o desenvolvimento de uma empresa.
E, a seguir, separamos alguns pontos-chave que tornam o copy tão popular.
Atração e retenção de clientes
O copywriting é uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes e manter os existentes.
Textos bem elaborados podem capturar a atenção do seu público-alvo, destacando os benefícios dos seus produtos ou serviços e incentivando-os a fazer uma compra.
Além disso, um bom copy ajuda a construir um relacionamento de confiança com os clientes, aumentando a lealdade e a retenção do consumidor final ou de empresas.
Assim, vale destacar: um copy pode ser relevante tanto para atrair leads B2C quanto leads B2B.
Fortalecimento da marca
Um copy bem escrito reflete a identidade e os valores da sua marca, ajudando a criar uma imagem consistente e confiável no mercado.
Isso porque, por meio de mensagens claras e persuasivas, o copywriting contribui para a construção de uma marca forte, que se destaca da concorrência e se conecta emocionalmente com o público.
Aumento das vendas
O objetivo final do copywriting é avançar o leito em sua jornada de compra e impulsionar as vendas da empresa. Afinal, os textos persuasivos se destacam pela entrega de valor valor das soluções e são essenciais para converter esses visitantes em futuros clientes.
O copywriting também é eficaz porque pode ser aplicado em diferentes etapas da jornada do cliente, desde a conscientização até a decisão de compra, aumentando as chances de sucesso das suas campanhas de marketing.
Saiba mais: O que é um site de vendas e por que investir nessa estratégia?
Elementos de um bom copy
Lembra-se que destacamos o equilíbrio entre arte e ciência, ao explicar o que é copy? Pois então, você vai entender como isso funciona na prática enquanto explicamos os elementos de um texto com alto potencial para atrair e reter os seus leitores.
Título atraente
O título é a primeira coisa que o leitor vê e, muitas vezes, determina se ele continuará lendo ou não.
Com isso, um bom título deve ser cativante, relevante e prometer um benefício claro ao leitor. Ele deve despertar curiosidade e fazer com que ele sinta a necessidade de saber mais e, portanto, seguir com a leitura.
Chamadas para ação (CTAs)
As chamadas para ação são fundamentais em qualquer copy. Elas orientam o leitor sobre o que fazer a seguir, seja comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, ou baixar um ebook.
Lembre-se: CTAs eficazes são claras, diretas e motivam o leitor a agir imediatamente.
Prova social e credibilidade
Para convencer o leitor a confiar na sua marca e tomar uma ação, é importante incluir provas sociais, como depoimentos de clientes, pesquisas, estudos de caso e avaliações.
Esses elementos ajudam a construir credibilidade e demonstram que outras pessoas já confiam e se beneficiam dos seus produtos ou serviços.
Técnicas de persuasão
A persuasão é a essência do copywriting. Utilizar técnicas de persuasão ajuda a influenciar a decisão do leitor e a motivá-lo a agir. Conheça alguns métodos eficazes para isso:
- Princípio da escassez: criar um senso de urgência ao destacar a disponibilidade limitada de um produto ou uma oferta por tempo limitado;
- Prova social: mostrar que outras pessoas já compraram e aprovaram o produto, aumentando a confiança do leitor;
- Autoridade: utilizar depoimentos de especialistas ou figuras de autoridade no setor para validar o produto ou serviço.
Por sua vez, o copywriting pode ser aplicado também em técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Assim, além dos objetivos estruturais do copy, o conteúdo tem mais chaves de ser encontrado (e bem ranqueado) pelos motores de busca.
Nesse sentido, vale a pena identificar e utilizar palavras-chave relevantes ao longo do texto, estruturá-lo com cabeçalhos (H1, H2, H3) para facilitar a leitura e a indexação pelos motores de busca e evitar palavras-chave negativas que possam atrair o público errado.
Confira outras formas de impactar o seu leitor aprendendo o que é copy!
Técnicas de storytelling
O storytelling é uma técnica poderosa que envolve contar uma história para engajar emocionalmente o leitor. Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de experiências pessoais ou de clientes que se relacionem com o produto ou serviço.
Existe, também, a técnica de conflito e resolução — ou seja: você apresenta um problema comum enfrentado pelo público e mostra como o seu produto ou serviço resolve esse problema.
E sempre considere o uso de personagens com os quais o público possa se identificar para tornar a história mais envolvente.
Como escrever um bom copy?
Quer colocar os seus conhecimentos em copy em prática? Confira, a seguir, nossas dicas para agregar muito mais valor à sua experiência:
- Conheça seu público-alvo para escrever um copy que atenda a seus interesses, necessidades e desafios;
- Estabeleça uma voz e um tom consistentes com a identidade da sua marca. Isso ajuda a criar uma conexão mais forte com o público e a construir uma imagem coerente;
- Use linguagem clara e objetiva, evitando jargões e termos técnicos que possam confundir o leitor. A clareza e a objetividade são essenciais para manter o interesse do público e comunicar sua mensagem;
- Revise e edite para garantir que o texto está livre de erros gramaticais e ortográficos, e se todas as informações são precisas e relevantes.
Como a Upster pode ajudar a sua empresa?
O copywriting deve ser integrado a uma estratégia de marketing digital abrangente para maximizar seu impacto. Isso inclui o uso de diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing e blogs.
Isso vale, também, para os anúncios pagos em plataformas como o Google Ads. Com eles, você tem uma poderosa ferramenta para aumentar a visibilidade do seu copy.
Não à toa, esses anúncios devem ser bem escritos e otimizados para atrair o público certo e gerar conversões.
E podemos te ajudar com isso: a Upster é especialista em gestão de tráfego e estratégias de marketing digital, oferecendo soluções personalizadas para atender às necessidades da sua empresa.E agora que você sabe o que é copy e entende a sua importância, aproveite para entender também o que é gestão de tráfego e como colocar essa estratégia em prática!